mitologia-nordica

A mitologia Nórdica está em alta na atualidade, talvez mais em alta que as mitologias gregas, egípcia e romana, isso se deve muito a cultura pop atual, séries de tv como Vikings, The Last Kingdom e agora Ragnarok da Netflix, claro que não podemos deixar de fora o Deus e herói Thor do MCU da Marvel. Essas obras despertaram o interesse sobre os costumes e crenças deste deslumbrante povo.

A mitologia do Norte é rica e seus personagens são tão nitidamente definidos, muitas vezes até mais, quanto qualquer um que seja encontrado no suposto mito clássico. Também tem grande relevância para qualquer pessoa que deseje compreender suas crenças e as tradições da região que eles habitam ou a origem étnica à qual pertencem. É exatamente isso que abordaremos neste artigo, os Deuses e costumes do povo Nórdico.

Origem

O povo nórdico deriva da antiga Escandinávia, hoje dividida entre os países, Suécia, Noruega e Dinamarca, alastrando-se aos demais países nórdicos; Islândia e Finlândia. Essas terras eram ocupadas pelos Vikings entre 793 d.C. e 1066 d.C., porém a região era habitada ainda antes de Cristo.

Os Vikings eram grandes marinheiros desbravadores, sua terra de invernos rigorosos, fiordes rochosos e águas geladas, que os impeliam para o exterior à procura de aquisições territoriais. A cultura em si era baseada na força. Mesmo assim, como já se sabe, qualquer pessoa que a tenha estudado, também era uma cultura rica em arte e poesia, com ótima literatura e belos objetos que sobrevivem até hoje, muitos deles intimamente relacionados às runas.

Deuses

O povo Nórdico era politeísta, acreditavam em diversas divindades e entre o panteão dos Deuses estão:

  • Odin: é o Pai de todos; o protetor dos poetas, dos guerreiros e dos estadistas e o Deus da morte, da vitória, da cura, da guerra e da magia. Carrega a lança Gungnir que nunca erra o alvo e que, no cabo, tem runas que preservam a lei.odin
  • Thor: era e é cultuado por fazendeiros como responsável pela colheita sendo este o Deus das Chuvas, do Trovão e das Tempestades. Thor foi um Deus mais popular do que Odin. Ele era conhecido como protetor da humanidade. Matar gigantes parece ser mais um passatempo do que uma ocupação para ele, um gigante golpeador de barba ruiva que empunha o martelo mágico Mjolnir. Pouco inteligente, mas com o trovão e o relâmpago em seu arsenal, tem um bom coração e consegue ser popular e talentoso quando necessário.
  • Loki: é o trapaceiro do panteão, é o bom e o mal rapaz em uma só pessoa. Ele tanto é um socorro quanto uma ameaça.
  • Frey: é o patrono da fertilidade, o soberano do reino dos ágeis duendes responsáveis pelo crescimento da vegetação.
  • Freya: é a mais famosa das deusas e a protetora da guerra do amor e da feitiçaria.
  • Frigg: é a esposa de Odin e a representação da mãe na mitologia nórdica.
  • Heimdall: é o deus brilhante, guardião da ponte do arco-íris que conduz a Asgard.


Runas

runas

As runas eram compostas por diversos símbolos, cada um com sua finalidade. Eram o alfabeto Nórdico, inicialmente composto por 24 símbolos e posteriormente reduzido a 16. Eram comumente usados em rituais.

A partir dessas runas surgiu o Rún Valdr (poder único) que potencializa práticas como o Reiki em semelhantes aplicações da energia. O Rún Valdr é constituído por somente 01 (um) nível. Como outras práticas holísticas têm a finalidade de restabelecer o equilíbrio e o bem-estar.

Quer conhecer as Runas, seus significados e ainda conhecer mais sobre os deuses e cultura Nórdica, basta realizar o curso Rún Valdr ou então nosso combo Rún Valdr + Runa Reiki. Esperamos você. Gratidão.

Todas as técnicas da área holística são COMPLEMENTARES NATURAIS, para a melhoria da qualidade de vida, NÃO devendo substituir em hipótese alguma o tratamento médico convencional.

 

 

Compartilhe